HOMENAGEM

Câmara dos Vereadores de Canoas homenageia 150 anos de Santos Dumont

Evento fez parte das comemorações alusivas ao Sesquicentenário do Patrono da Aeronáutica Brasileira
Publicada em: 16/06/2023 14:10
Imprimir
Fonte: V COMAR, por Tenente Leticia
Edição: Agência Força Aérea

A Câmara dos Vereadores de Canoas (CMC) realizou, no dia 13/06, uma Sessão Solene, em homenagem aos 150 anos de Santos Dumont. O evento fez parte das comemorações alusivas ao Sesquicentenário do Patrono da Aeronáutica Brasileira.

A homenagem foi materializada por meio da entrega de placas comemorativas dos 150 anos de Santos Dumont ao Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) e à Base Aérea de Canoas (BACO), bem como um quadro simbólico da sanção da Lei Municipal nº 6.638 de 2023, que incluiu a Rústica Alusiva ao Dia da Força Aérea Brasileira (FAB), no calendário oficial de eventos e datas comemorativas do município de Canoas.

O Comandante do V COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, agradeceu a honra da homenagem concedida pela sociedade de Canoas, e traçou um paralelo entre o legado de Santos Dumont e a própria formação da FAB. “Temos o DNA de Santos Dumont, nosso Pai da Aviação, que deixou um legado de realização de sonhos, idealismo, coragem e empreendedorismo, características que ajudaram a formar a nossa Força Aérea Brasileira e que nos conduzem a voos cada vez mais altos e seguros”, pontuou.

Na ocasião, o vereador proponente da Sessão Solene, Cezar Paulo Mossini, enalteceu a brilhante trajetória de Santos Dumont e destacou o seu legado para o Brasil e para o mundo. Em suas palavras, o vereador elogiou também o empenho da Força Aérea Brasileira para o desenvolvimento da cidade de Canoas, ao destacar as inúmeras ações sociais desenvolvidas, entre elas o Programa Forças no Esporte (PROFESP). “Se nós temos um quartel forte, uma estrutura nacional dentro de um município como Canoas, porque não estender uma mão social e trazer crianças para despertar a imaginação, que era o ideal de Santos Dumont? O espírito de criatividade, de avanço e de rompimento de fronteiras, fazem parte da grande mensagem deixada por Santos Dumont", ressaltou.

Fotos: Bruna Ourique / CMC